PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL (Ponte Móvel)
A ponte móvel, também conhecida como prótese parcial removível, é um dispositivo protético. Ela é feita a partir do metal e acrílico, e tem como objetivo a reposição da estética dos dentes, além da mastigação — efeitos causados pela ausência de um ou mais dentes.
A ponte móvel é indicada para pacientes que apresentam ausências dentárias, mas que possuem dentes naturais com saúde para aguentar a fixação dos grampos metálicos que estão presentes na ponte móvel.
Nem sempre a prótese dentária é uma opção válida. Ela é largamente contra indicada em situações em que os dentes remanescentes não permite tratamento com a ponte móvel. Isto é, quando eles não oferecem estabilidade necessária para a fixação dos grampos. Nesse caso, a ponte móvel pode comprometer os dentes saudáveis.
A grande maioria das pontes móveis é feita de acrílico e metal, conforme destacamos anteriormente. Contudo, é possível fazer pontes móveis de porcelana. Todavia, o material é contraindicado para esse uso, pois leva a desgastes excessivos nos dentes naturais, além de dores articulares e musculares típicos do distúrbio da articulação temporo-mandibular — DATM.
Embora nem todos os pacientes optem por isso, devido à correria do dia a dia, é muito recomendado que a ponte móvel seja retirada ao dormir, a fim de possibilitar a recomposição dos tecidos pressionados pela ponte durante o dia e também para evitar problemas como periodontite e cárie, que surgem mais facilmente entre os que utilizam prótese.
Todo o tratamento começa a partir do diagnóstico do dentista, que deve fazer uma avaliação na cavidade bucal do paciente, além de uma conversa sobre a expectativa para com o tratamento. Ao final, o profissional avalia toda a situação e indica a próteses capaz de alcançar o melhor resultado. Em todos os casos, um molde da arcada dentária do paciente é feito. Posteriormente, a prótese é produzida a partir do molde da arcada dentária. O tempo de tratamento varia de acordo com a situação particular e a prótese escolhida.
Para escolher a melhor forma de tratamento, o paciente deve, invariavelmente, contar como acompanhamento de um dentista. Por meio de radiografias e avaliação da boca, ele verifica a saúde dos dentes, mucosas e ossos e, a partir de então, indica a melhor alternativa. Além disso, é necessário considerar o fator financeiro, uma vez que os custos dos tratamentos variam de preço e podem condicionar o paciente a escolher o tratamento mais em conta.
A prótese requer tanto cuidado quanto com os dentes convencionais, especialmente pela sua capacidade em acumular resíduos de comidas, que podem levar a diversos problemas bucais e ao mau hálito. As próteses móveis devem ser retiradas durante o momento de limpeza do dente, passando por uma escovação e higienização de forma separada — enquanto as próteses fixas devem ser limpas da forma convencional. Sendo assim, a ponte móvel é uma alternativa muito utilizada para melhorar a estética dos dentes, assim como melhor a mastigação do paciente. Para saber se a ponte móvel é a melhor alternativa para o seu caso, é necessário que seja feito o acompanhamento adequado do profissional de saúde odontólogo.
Silva Odontologia
Nossas Especializações