+55 (17) 99664-8717 Seg-Sab: 08:00 AM - 18:00 PM


OVERDENTURE (Prótese fixa 2 Implantes)

  • O que é a prótese Overdenture?

  • A prótese Overdenture é um tratamento de implantes dentários que substitui todos os dentes do paciente. É confeccionada uma prótese total que fica presa por um sistema de encaixe em cerca de 2 implantes, proporcionando maior estabilidade e firmeza para o dispositivo. “A Overdenture é parecida com a prótese total, mas tem um encaixe sobre os implantes, o que faz com que tenha uma estabilidade e retenção muito melhores — mesmo não sendo uma prótese fixa, pois o paciente pode removê-la da boca”, explica Ricardo. Com esse tratamento, não é necessário instalar um pino para cada dente que será substituído, o que acaba sendo mais invasivo. A prótese Overdenture possibilita realizar um procedimento eficiente, mais simples e com custo-benefício atrativo para repor todos os dentes de uma só vez.

  • Quais são os tipos de prótese Overdenture?

  • Existem dois tipos, sendo que a variação não está no modo como é feita a prótese Overdenture, mas no sistema de fixação dela sobre os implantes, que pode ser por barra-clip ou oring.
    Sistema de fixação barra-clip Nesse sistema, existe uma barra que faz a união entre os implantes, já a prótese contém um clipe de plástico que se encaixa nessa barra e promove o apoio nela, mantendo a peça fixa em seu local.
    Sistema de fixação oring A diferença desse sistema para o anterior está na ausência da barra. No oring, é utilizado um tipo de borracha na prótese total. Isso é o que faz pressão e mantém a prótese apoiada e suspensa.

  • Qual é a diferença entre prótese protocolo e Overdenture?

  • prótese overdenture Tanto a prótese Overdenture quanto a protocolo são utilizadas para tratar pacientes edêntulos, ou seja, que não têm dentes na arcada. A diferença entre as duas está no fato de uma ser um dispositivo móvel, enquanto a outra é totalmente fixa. A Overdenture tem um sistema de encaixe que a mantém presa, mas permite ao paciente retirá-la na hora de fazer a higienização bucal. É diferente do que acontece com a protocolo, como Ricardo Moreno esclarece: “a protocola é fixa, sendo parafusada sobre os implantes. O paciente não consegue remover”. A higienização por baixo da prótese protocolo e outras manutenções são feitas apenas no dentista, pois é necessário retirar os parafusos.

  • Para quem a Overdenture é indicada?

  • Como explicamos, a prótese Overdenture é total, logo, é indicada para pacientes que perderam todos os dentes ou sofreram uma perda muito grande. Ricardo conta que ela também é ideal para pessoas que não têm osso suficiente para apoiar uma prótese comum (dentadura), caso contrário, ela ficaria instável na boca.

  • Existe alguma contraindicação ao uso da Overdenture?

  • Segundo o especialista, a contraindicação para prótese Overdenture se dá apenas se o paciente não tiver osso suficiente para instalar os implantes. Porém, em alguns casos, é possível realizar o enxerto ósseo antes do tratamento, para melhorar essa base e viabilizar a instalação dos pinos.

  • Como a prótese Overdenture é instalada?

  • Para fazer a instalação da prótese Overdenture, o especialista conta que é feita a fixação de dois implantes, geralmente, mas podem ser colocados até mesmo três. O procedimento é realizado da mesma forma como nos tratamentos com implantes unitários. É realizada a cirurgia para fixação do pino no osso, em seguida, é preciso esperar o tempo de osseointegração, que varia de 3 a 6 meses. Quando essa regeneração já aconteceu, é feita a reabertura do implante para colocação dos componentes, faz-se a moldagem e a instalação da prótese.

  • Quais são as vantagens da Overdenture?

  • A prótese Overdenture apresenta vantagens em relação aos tipos de prótese simples, ou seja, às dentaduras, e também a do tipo protocolo. No primeiro, a vantagem está na retenção e estabilidade, que são muito maiores por causa da base de implantes. No que se refere à prótese protocolo, Ricardo esclarece que o grande benefício está no fato de o próprio paciente poder remover o dispositivo em casa e fazer a higienização dele. Isso possibilita mais autonomia e minimiza o acúmulo de resíduos.

  • Quais são as desvantagens da Overdenture?

  • É verdade que a prótese Overdenture tem uma fixação melhor em comparação com as próteses comuns, mesmo assim, não é totalmente travada, como conta o especialista: “ela pode ter alguma movimentação, mesmo com a estabilidade e retenção, ainda mais quando o clip ou oring vão desgastando”. Vale dizer que esse desgaste é um ponto natural e simples de resolver, seja trocando o clip ou o oring. Dessa maneira, as visitas de manutenção são superimportantes, ok?

  • Como é feita a limpeza e manutenção dessa prótese?

  • Em casa, a manutenção feita pelo paciente é a limpeza durante a higienização bucal. “É ideal retirar todo dia para higienizar, mas não toda hora, em todo momento. Uma vez ou duas no máximo, para não sobrecarregar o implante”, explica Ricardo Moreno. Ele ainda reforça a importância de manter o acompanhamento com o dentista para fazer a substituição do clipe ou do oring. As consultas podem acontecer no máximo em 6 meses, sendo ideal ter intervalos de 3 a 4 meses.

  • Qual é a durabilidade da prótese Overdenture?

  • O implante dentário com prótese Overdenture tem uma durabilidade variável. Em relação ao pino, ele pode durar a vida toda se a pessoa mantiver sua saúde bucal e orgânica em equilíbrio. Quanto à prótese em si, podem ocorrer desgastes, o que depende dos hábitos alimentares e gerais de cada indivíduo. Ingerir muitos alimentos duros, como amendoim ou pipoca, além de morder objetos e roer as unhas pode reduzir a durabilidade da prótese. “Isso também se relaciona com a oclusão do paciente, se ele tem bruxismo, os dentes se desgastam mais. Então, varia muito de caso para caso”, esclarece o dentista.